sábado, 29 de novembro de 2014

Onde nasceu a sua profissão?

Você sabia que o advogado surgiu antes da advocacia?

Então fique sabendo que o advogado surgiu primeiro. Antigamente, existia a pessoa do advogado. Exercia a função de defesa dos acusados e realizava a representação dos litigantes. Esta pessoa que exercia a função de advogado, não era qualquer um. Tinha que ser uma pessoa letrada e de idoneidade moral, ou seja, deveria ter credibilidade na sociedade.

O advogado é uma função antiga, olhem o que dizia o Código de Hamurabi, século 18, a.C, sobre o advogado: “proclamar o direito no país, para destruir o malvado e o perverso, para impedir que o forte oprima os fracos (...) para assegurar o bem-estar do povo e fazer justiça ao oprimido”. 

Já na era Romana, foram criadas as primeiras escolas de direito. Agora, surge a advocacia como profissão, e assim foram criadas as Orda. A pessoa só se tornava advogado quando passava pela escola de advocacia, que durava cinco anos de estudos jurídicos, e depois a pessoa tinha que se inscrever no Foro. 

Salienta-se que nesta época o advogado não recebia honorário e nem podia cobrar pelos seus serviços, no entanto, caso ele ganhasse a causa, poderia receber presentes a título de honoris causa, também não poderia abandonar a causa.

Hoje, o advogado também defende o direito de outrem, também defende a paz social, sempre dentro da legalidade e respeitando o seu código de ética. 

Nesta contemporaneidade, advogar requer habilidades técnicas-jurídicas, requer coragem para enfrentar o mercado de trabalho e os “poderes” para preservar suas prerrogativas, pois que sem elas não se pode advogar, requer ética e disciplina para distinguir o certo do errado. O advogado ainda é uma profissão nobre e necessária e indispensável à administração de Justiça.

Cientes do valor agradecemos a todos os advogados sua contribuição para tornar mais igualitária nossa sociedade. 


Alípio Abreu Cara Neto - advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário